top of page
On Backstage 2024

A SUA  EXPERIÊNCIA NOS MAIORES SHOWS E FESTIVAIS DE MÚSICA DO PAÍS COMEÇA AQUI

  • Foto do escritorMatheus Lima

The Town: conheça os serviços de acessibilidade na Cidade da Música

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Festival vai oferecer infraestruturas para aprimorar a experiência do público no espaço


Fã do Iron Maiden usando o Kit Livre disponibilizado pela organização do festival — Foto: Guilbert Santos, I Hate Flash


O Autódromo vai se transformar na Cidade da Música para receber a 1° edição do The Town, marcado para os dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, em São Paulo.


Para que o público possa viver o ápice de cada experiência da maneira mais confortável e segura possível, a organização preparou um espaço mais inclusivo e acessível, traçando um projeto de acessibilidade para aprimorar cada momento ao longo das 12 horas diárias de festival.



O terreno possui limitações de mobilidade, com alguns desníveis e aclives naturais, mas a produção já estabeleceu rotas para melhor circulação das pessoas com dificuldades de locomoção.


Dentro da área de acessibilidade, serão atendidos:


• Deficientes físicos

• Deficientes visuais

• Deficientes auditivos

• Deficientes intelectuais

• Gestantes

• Lactantes

• Obesos

• Idosos

• Pessoas com mobilidades reduzidas


O Manual de Acessibilidade está disponível no site oficial do The Town e até o festival, passará por atualizações e detalhamento.


Shuttle


Durantes os dias do festival, serão disponibilizadas vans adaptadas para o transporte gratuito de pessoas com alguma deficiência. O Shuttle sairá do Shopping SP Market com destino ao Autódromo de Interlagos. Será permitido um acompanhante por pessoa. Ao chegar ao Shopping SP Market, procure pela equipe de acessibilidade The Town.


Endereço do SP Market: Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo - SP.


Acesso na Cidade da Música


Haverá um meeting point no Portão D do Autódromo para quem deseja acessar a Cidade da Música de forma direta. Para isso, fica obrigatória a apresentação do cartão de vaga de estacionamento PCD e o ingresso do dia do festival. A organização ressalta que não haverá estacionamento para o público na Cidade da Música, recomendando que a rota seja feita através das vans acessíveis e gratuitas com saída do Shopping SP Market.


Sala de Acomodação e Regulação Sensorial


A Cidade da Música vai contar com uma Sala de Acomodação e Regulação Sensorial, é indicada para todas as pessoas, com especial atenção àquelas que possuem Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), que está presente na maioria das pessoas neurodivergentes.


Nesse ambiente, será oferecido um espaço protegido e controlado de informações sensoriais, com iluminação e som reduzidos, proporcionando um ambiente acolhedor com recursos sensoriais cuidadosamente selecionados. A Sala Sensorial tem como objetivo fornecer suporte permitindo que os participantes possam se organizar e garantir um processo de regulação e interação durante todo o evento. Com o propósito de criar uma experiência inclusiva e confortável para todos os presentes, tornando o evento acessível e acolhedor para pessoas com diferentes sensibilidades sensoriais.


Cadeiras de rodas


Para auxiliar na mobilidade na área do festival, uma quantidade limitada de cadeiras de rodas será disponibilizada para empréstimo.


Kit Livre


Para facilitar a locomoção da pessoa com deficiência, uma quantidade limitada de Kit Livre, equipamento utilizado com propulsor elétrico acoplado a uma cadeira de rodas, estará disponível para empréstimo.


Intérpretes em libras


Os intérpretes em libras vão transmitir a emoção dos shows para o público com deficiência auditiva, traduzindo as músicas nos palcos principais do The Town.


Audiodescrição


Para pessoas cegas ou com baixa visão, o festival vai contar com uma equipe especializada que fará a descrição dos shows e atrações. Através de radiotransmissores será possível compreender tudo que se passa nos palcos, do figurino do artista à interação com o público, para sentir a magia de cada show na Cidade da Música.


Suporte para cão-guia


Para as pessoas que utilizam cão-guia, um ponto de suporte será montado no Autódromo para manter o bem-estar do animal durante o festival, com hidratação, alimentação e área para realizar as necessidades fisiológicas.


Tirolesa e roda-gigante


Uma das atrações mais cobiçadas do Rock in Rio, a tirolesa chega ao The Town com uma cadeira escaladora automática para que pessoas com mobilidade física reduzida também possam subir e sentir a emoção de voar sobre a plateia. Já a icônica roda-gigante vai contar com uma cabine acessível para cadeiras de rodas.


Será possível fazer um agendamento prioritário para curtir os brinquedos. As vagas são limitadas de acordo com a disponibilidade de atendimento das ativações.


Centro de acessibilidade


Uma central de atendimento ao público PCD será erguida, em local totalmente acessível, com profissionais exclusivos e preparados para oferecer todo auxílio e orientação que você precisa.


Plataformas elevadas


Pessoas com limitação de estatura, como usuários de cadeira de rodas e pessoas com nanismo, vão poder curtir seus artistas favoritos em plataformas elevadas em áreas próximas aos principais palcos.


Espaço sinta o som


A área voltada para o público com deficiência auditiva fica próximo às caixas de som dos principais palcos, e traz a vibração da música para que ela seja sentida em suas diversas formas.


Banheiros acessíveis


Banheiros acessíveis estarão por toda a Cidade da Música. Eles são unissex para garantir a entrada do acompanhante de outro gênero, caso necessário.


Balcões acessíveis


Todos os balcões de atendimento ao público dos restaurantes da Cidade da Música são rebaixados e com indicação para fila prioritária.


Mapa tátil


O The Town conta com mapas táteis em lugares estratégicos da Cidade da Música e com legendas em braille para que as pessoas com deficiência visual se localizem no festival.


Viva a experiência The Town no On Backstage


O The Town está focado em entregar a melhor experiência possível para todos os presentes e nisso nós confiamos. E tem mais novidade a caminho. Uma edição histórica vai tomar forma. Aqui, no On Backstage, você fica por dentro das últimas informações sobre o festival.


Siga o nosso perfil no Instagram, @onbkstg, e receba as últimas atualizações em tempo real.


Comments


bottom of page