• Matheus Lima

Rock in Rio: o que levar na sua mochila para o festival

Atualizado: 18 de jul.

Na dúvida do que levar para o festival? Listamos 10 itens essenciais na hora de preparar a sua mochila para o Rock in Rio


Público correndo na abertura dos portões da Cidade do Rock — Foto: I Hate Flash


O Rock in Rio é um daqueles festivais de música exaustivo. Isso porque são tantas experiências acontecendo ao mesmo tempo, que é necessário ir além de um bom roteiro. É preciso ter pique e aquele swing para conseguir driblar os possíveis perrengues que possam aparecer ao longo das horas e acabar atrapalhando o seu dia na Cidade do Rock.

7 dicas para aproveitar ao máximo o Rock in Rio

Conheça todas as áreas da Cidade do Rock

Veja os horários dos shows do Palco Mundo e Palco Sunset

Veja a programação completa do Rock in Rio 2022


A maior edição do festival acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, no Parque Olímpico da Barra, Zona Oeste do Rio. Para evitar perrengues, listamos alguns itens essenciais que são uma mão na roda na hora de preparar a sua mochila.


A organização oferecerá serviço de guarda-volumes em quantidade limitada. Os detalhes serão divulgados oportunamente.


1. Documentos


Parece meio óbvio começar pelo mais importante, mas é por isso que muitos acabam esquecendo. O documento, assim como o seu ingresso, que agora é digital, garante a sua entrada na Cidade do Rock. Além disso, é obrigatório apresentar o documento comprobatório para o benefício da meia-entrada — fique por dentro dos documentos solicitados para comprovação clicando aqui.


2. Cartão, dinheiro ou os dois


Na contramão de festivais como o Lollapalooza e o Primavera Sound, que optaram pelo ingresso Cashless, o pagamento de itens no Rock in Rio é feito com cartão de crédito, débito ou dinheiro. O Itaú, patrocinador máster da edição, disponibilizará caixas eletrônicos na Rock Street. Para evitar contratempo, é sempre bom ter mais de uma opção para garantir a sua compra na Cidade do Rock.


3. Pochete (ou “doleira”)


No meio de tanta euforia, é preciso estar atento aos possíveis riscos de furtos e perdas. São mais de cem mil pessoas por dia de festival. A pochete, por ficar presa ao corpo, é um daqueles itens eficazes na hora de guardar os documentos, cartões, dinheiro, medicamento e celular.


4. Filtro solar


O sol envolve o Rio de Janeiro. O mormaço ao longo do dia é certo e um filtro solar é extremamente necessário para que a sua saúde continue preservada, garantindo boas horas de curtição sem irritação na pele. Embora a embalagem rígida tenha que ser descartada logo na entrada da Cidade do Rock, por determinação da organização, há opções em sachês.


5. Óculos de sol e boné


E já que estamos falando do nosso bom e velho amigo, o calor, óculos de sol e boné ultrapassam a barreira de um simples visual e ajudam bastante na hora de assistir à um show ao longo da tarde, evitando reflexos que causam incômodo nos olhos.


6. Lenço umedecido


Aquele suor excessivo no transporte abarrotado, a correria pra garantir um bom lugar na grade do palco ou até mesmo nas voltas pelas áreas da Cidade do Rock vão render boa gotas de suor. O lenço umedecido consegue segurar a onda.


7. Canga


A sensação de curtir cada espaço do Rock in Rio e depois esticar uma canga no gramado para descansar e repor as energias é sem igual. Ainda mais apreciando toda aquela imensidão e pensando “sim, eu estou fazendo parte disso”. Você pode não me entender agora, mas vai sentir algo diferente quando isso acontecer em setembro.


8. Casaco/jaqueta ou qualquer tipo de agasalho


Para muitos isso pode soar controverso, já que que nos tópicos acima falamos sobre a alta temperatura no Rio de Janeiro. Acontece que na Barra da Tijuca, bairro onde o festival toma forma, costuma ventar bastante no período da noite. Vale para compor o visual, amarrado na cintura, ou por precaução.


9. Carregador portátil


Indo além da comunicação com os amigos e registros para as redes sociais, o carregador portátil chega com uma função ainda mais importante para essa edição: o de não deixar que imprevistos aconteçam com o seu ingresso digital. Afinal, a sua entrada para a Cidade do Rock estará em seu smartphone. Mas fique esperto: vale dar aquela conferida para ver se a carga está completa um dia antes de organizar a sua mochila ou bolsa.


10. Comida (e água!)


Para que você consiga aproveitar o Rock in Rio sem maus bocados, faça pausas ao longo da sua programação para reestabelecer as energias e retornar com fôlego total às atividades. Embora haja diversas opções para comer e beber dentro da Cidade do Rock, os lanches de casa acabam sendo mais fáceis dependendo do momento. Caso você já esteja no meio da multidão, próximo ao palco e pronto para assistir ao show da sua banda, é só abrir a mochila e pegar uma barrinha, por exemplo. A organização permite até cinco itens de alimentos industrializados lacrados como biscoitos, torradas e barras de cereal, frutas cortadas e sanduíches (armazenado sem embalagens “ziplock”). Garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa, são permitidas. Haverá bebedouros a disposição do público em alguns pontos do espaço.


Prepare-se para viver o maior Rock in Rio de todos os tempos no On Backstage

Uma edição histórica vai tomar forma. Aqui, no On Backstage, você fica por dentro das últimas informações sobre o festival. Artistas, atrações e tudo o que você precisa saber para viver o maior Rock in Rio de todos os tempos. Siga o nosso perfil no Instagram, @onbkstg, e receba as últimas atualizações do festival em tempo real. Em setembro, a gente se encontra na Cidade do Rock! Vamos juntos.

#RockinRio #DicasRockinRio