top of page
On Backstage 2024

A SUA  EXPERIÊNCIA NOS MAIORES SHOWS E FESTIVAIS DE MÚSICA DO PAÍS COMEÇA AQUI

  • Foto do escritorMatheus Lima

O que acontece quando um artista cancela um show em festival?

Atualizado: 29 de fev.

Os jornalistas Braulio Lorentz e Rodrigo Ortega, do G1, conversaram com profissionais do mercado de shows para saber sobre cancelamentos de apresentações em grandes festivais


Paramore cancelou show no Lolla 2024 — Foto: Divulgação


O Lollapalooza deste ano sofreu algumas baixas no line-up. A primeira veio no mês passado, quando um dos grupos headliners desta edição, Paramore, precisou deixar a escalação do cartaz por "motivos pessoais".

Já nesta semana, a menos de um mês para o início do festival, a organização do evento informou em comunicado que os artistas Jaden, Rina Sawayama e Dove Cameron cancelaram suas apresentações com o mesmo imprevisto de Paramore, o de "motivos pessoais".


Em matéria publicada no fervor dos cancelamentos dos headliners blink-182 e Drake na 10° edição do Lollapalooza, em 2023, os jornalistas Braulio Lorentz e Rodrigo Ortega, do G1, conversaram com profissionais do mercado de shows para saber sobre cancelamentos de apresentações em grandes festivais.



O que acontece quando o artista cancela um show em festival?


Embora os contratos geralmente incluam disposições para multas extras equivalentes a 100% do valor acordado em tais circunstâncias, na prática, raramente essas multas são aplicadas. Em vez disso, os artistas geralmente só precisam reembolsar o cachê já recebido. Isso ocorre porque os contratos geralmente contêm cláusulas conhecidas como "motivos de força maior", que anulam a multa em certos casos, tais como:


• Doença do artista, devidamente comprovada.

• Alterações climáticas, desastres naturais ou outras eventualidades fora do controle do contratado que impeçam a realização do evento.


Na realidade, o que constitui uma "eventualidade fora do controle do contratado que impeça a realização do evento" pode ser quase qualquer coisa. Se o artista já tiver investido parte de sua remuneração na preparação do show, esse valor pode ser deduzido do montante a ser reembolsado.


E tem reembolso para o público do Lollapalooza?


Sim, mas apenas se a atração principal de um dia do festival for cancelada ou alterada por qualquer motivo. Caso o fã não queira comparecer, poderá solicitar o reembolso do valor dentro das condições estabelecidas pela organização.


Cancelamentos x substituições


A banda Kings of Leon, que mistura rock, indie e elementos de garage rock de maneira eletrizante, entra como headliner do 2° dia de evento (23). A cantora Jessie Reyez se junta às atrações do sábado, dia 23, e a banda Greta Van Fleet está confirmada no domingo, 24 de março.


Line-up do Lollapalooza Brasil 2024 atualizado


Line-up do Lolla 2024 — Foto: Divulgação


Commenti


bottom of page