• Maria Eduarda Cantuária

Jack Johnson transborda swing havaiano em show intimista no Rio


(Foto: Tuiki Borges)

O cantor e compositor Jack Johnson transbordou na noite deste domingo (05), toda uma energia positiva irradiada pelo seu som bem tranquilão - assim como si mesmo - e prazeroso. Em noite agradável na Cidade Maravilhosa, influenciado por ícones como Bob Marley, Jack levou seu estilo surf music para todo o público presente, de jovem a quarentão. A cenografia do palco era bem simples, aconchegante. Duas redes de pesca em cima e atrás do palco recebiam projeções durante todo o espetáculo, complementado por lanternas feitas com garrafas recolhidas em algumas praias, que se estendiam até o público. Tudo era harmônico e convidativo.

O rapaz subiu ao palco ao som de "You and Your Heart", do álbum "To the Sea" (2010). O sexto álbum de Johnson, "All the light above it too", lançado há apenas dois meses, teve apenas duas composições apresentadas no setlist. O disco trás todo um pensamento ecológico e político - muitas músicas foram feitas em meio ao choque da eleição de Donald Trump. A crítica ao presidente americano veio durante "My Mind Is For Sale" - em seu videoclipe, o havaiano constrói e derruba um muro, deixando explícita seu pensamento anti-Trump.

Na sequência, "Taylor" e "Staple it Together/Whole Lotta Love" conquistavam o público com leveza. A plateia da primeira fila se entusiasmou com o groove instrumental e uniu o gogó ao do cantor. Sua voz e toda energia que gira em torno do show é algo que podemos classificar como "paradisíaco", transmitido através de suas faixas com uma vibe inexplicável com pegada romântica. A maior parte da apresentação foi baseada nos seus três primeiros trabalhos, que conceberam clássicos como “Better Together”, “Banana Pancakes” e “Sitting, Waiting, Wishing”- não há quem resista ao canto da última. Para os fãs, o show foi memorável. Jack não deixou seus clássicos românticos e reflexivos de fora.

Tudo segue de forma intimista: Jack e seus três músicos de apoio próximos um do outro. Zach Gill, o tecladista, merece destaque pelo empolgamento, onde na reta final do show divide a frente do palco tocando acordeon com Johnson. Toda a base para o violão transmitir um swing havaiano, era sustentada pelo baixista Merlo Podlewski e o baterista Adam Topol.

Jack e seu instrumentista, Zach Gill, interagiram com os fãs presentes, e se aproximaram deles para tirarem fotos e sentirem mais de perto todo o calor do público brasileiro. O show foi finalizado com o clássico "Better Together", e com toda a certeza, Jack Johnson não marcou somente a noite dos cariocas e quem mais chegou de fora pra curtir. Marcou um dos melhores momentos da sua carreira.

SETLIST @ Jack Johnson no Rio de Janeiro

1. You and Your Heart 2. Taylor 3. Staple it Together/Whole Lotta Love 4. Sitting, Waiting, Wishing 5. Flake 6. The Horizon Has Been Defeated 7. Badfish/Boss DJ 8. Inaudible Melodies 9. You Can’t Control It 10. My Mind Is For Sale 11. Tomorrow Morning 12. If I Had Eyes/Foxy Lady 13. Good People 14. No Other Way 15. Breakdown 16. I Got You 17. Big Sur 18. Upside Down 19. Belle/Banana Pancakes 20. At or With Me 21. Shot Reverse Shot/I Wanna Be Your Boyfriend 22. Wasting Time 23. Bubble Toes 24. Mudfootball

BIS

25. Do You Remember 26. Times Like These 27. Angel/Better Together