top of page
On Backstage 2024

A SUA  EXPERIÊNCIA NOS MAIORES SHOWS E FESTIVAIS DE MÚSICA DO PAÍS COMEÇA AQUI

  • Caroline Mesquisa

Coldplay retorna aos palcos com turnê sustentável e show no Rock in Rio

Atualizado: 2 de nov. de 2021

Show no festival faz parte de turnê grandiosa com premissas sustentáveis


Coldplay retorna ao Palco Mundo do Rock in Rio com turnê mundial sustentável. Imagem: Celso Tavares / G1


Como uma banda de proporções globais, Coldplay se vê na responsabilidade de dar atenção à crise climática e à sustentabilidade. Desde 2019, quando lançaram o 8º álbum de estúdio, que a banda fala sobre a necessidade de reduzir a pegada ecológica de suas turnês, e justamente por isso decidiram não divulgar o Everyday Life (2019) mundo afora.


Eles passaram cerca de dois anos consultando especialistas ambientais e buscando soluções para o problema, o que levou a onde estamos hoje: uma nova turnê de uma nova era confirmadíssima para 2022. Mas não qualquer turnê. A Music Of The Spheres World Tour será um projeto essencialmente sustentável, que conta com ações práticas para contemplar doze iniciativas:


  1. Emissões de CO2;

  2. Energia;

  3. Viagens;

  4. A estrutura do show;

  5. Fãs;

  6. Água;

  7. Resíduos;

  8. Alimentos;

  9. Mercadorias;

  10. Boas causas;

  11. Natureza; e

  12. Transparência;


As ações envolvem todas as partes necessárias para fazer a tour acontecer, desde a equipe de infraestrutura até os fãs. O objetivo é reduzir o impacto ambiental ao máximo, considerando três pilares principais: reduzir, reinventar e restaurar.


Ao anunciar a turnê, a banda compartilhou que tocar ao vivo e conectar pessoas é o motivo pelo qual ela existe e completaram:


"Não faremos tudo certo, mas temos o compromisso de fazer tudo o que pudermos e compartilhar o que aprendemos. É um trabalho em andamento e estamos muito gratos pela ajuda que recebemos até agora."


Dentre as ações em destaque estão: plantar uma árvore a cada ingresso vendido, as famosas Xylobands serão feitas de materiais 100% veganos e recicláveis e um aplicativo para ajudar os fãs a se locomoverem com a mínima emissão de carbono para os shows, a recompensa para isso será um código de desconto para utilizar nas apresentações.


Os efeitos visuais, que marcam todas as performances ao vivo dos rapazes e criam uma atmosfera eletrizante, foram adaptados: os confetes serão totalmente biodegradáveis e os fogos de artifício serão menos explosivos e mais sustentáveis. Já os movimentos eufóricos dos fãs vão gerar energia para a apresentação por meio de telhas cinéticas e de captação solar no piso do espaço dos shows.


Melhor do que se jogar nos shows para viver momentos inesquecíveis que as turnês dos britânicos oferecem é fazer isso sem prejudicar o meio ambiente, e graças a essa iniciativa, isso estará garantido para a Music Of The Spheres World Tour de 2022.


Você pode conferir todos os detalhes do projeto de sustentabilidade da turnê em sustainability.coldplay.com.


Coldplay no Brasil


Junto a mensagem sobre a característica sustentável da turnê, vieram também as datas confirmadas dos shows, que inclui uma apresentação na próxima edição do Rock in Rio, no dia 10 de setembro de 2022, confira neste link.



bottom of page