Lollapalooza Brasil 2025: como está a acessibilidade do festival?
- Matheus Lima
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
Acessibilidade no Lolla evolui a cada edição

Público no Lollapalooza Brasil 2025 — Foto: MORIVA/Lollapalooza
Ao longo das edições, o Lollapalooza Brasil sempre enfrentou desafios no que diz respeito à acessibilidade, mas tem buscado formas de aprimorar a experiência do público, levando em consideração os desníveis naturais do Autódromo de Interlagos. A cada ano, a organização introduz novos recursos e ajustes para tornar o festival mais inclusivo.
Tudo começa semanas antes do evento com um pré cadastro que antecipa os serviços para o público que necessita de assistência. No dia do festival, os visitantes podem buscar a Central de Serviços de Acessibilidade, onde encontram suporte especializado e o empréstimo do Kit Livre, um equipamento que facilita a locomoção de pessoas com deficiência.
A reportagem conversou com Laura Serem, frequentadora do Lollapalooza Brasil há quase dez anos e usuária dos serviços de acessibilidade do festival. Para ela, ainda existem desafios relacionados à mobilidade no Autódromo, mas os serviços e espaços destinados ao público PCD têm apresentado melhorias a cada edição.
Conheça os serviços de acessibilidade do Lollapalooza Brasil 2025
Acessibilidade Lolla Espaço localizado na entrada do festival, destinado ao cadastramento e empulseiramento do público PCD, além de oferecer informações e serviços como empréstimo de Kit Livre, kits sensoriais e cadeiras de rodas.
Plataformas elevadas Posicionadas estrategicamente para garantir visibilidade dos palcos principais. O acesso é exclusivo para PCDs e prioritário para cadeirantes e pessoas com nanismo. O espaço está sujeito à lotação e funciona por ordem de chegada, permitindo um acompanhante por pessoa.
Kit sensorial e cordões Disponibiliza kits sensoriais e o cordão de girassol, que identifica pessoas com doenças invisíveis, como TEA. O kit inclui abafadores sonoros, óculos escuros, cartilha de comunicação alternativa e objetos sensoriais (sujeito a disponibilidade).
Kit Livre Dispositivo que adiciona um propulsor elétrico à cadeira de rodas, facilitando a mobilidade no festival.
Empréstimo de cadeira de rodas
Disponibiliza cadeiras de rodas manuais para uso temporário dentro do festival (sujeito a disponibilidade).
Oficina de cadeira de rodas
Espaço especializado para reparos e manutenção de cadeiras de rodas durante o evento.
Balcões rebaixados e filas preferenciais
Presentes em todos os estandes, restaurantes e lojas, garantindo um atendimento acessível para PCDs e público prioritário.
Mapa tátil
Disponibiliza um mapa adaptado para auxiliar o público com deficiência visual a se orientar dentro do festival.
Roda-gigante acessível
Equipada com cabines adaptadas para permitir a entrada de cadeirantes e seus acompanhantes.
Quem tem direito aos serviços de acessibilidade?
Pessoa com deficiência física
Pessoa com deficiência auditiva
Pessoa com deficiência visual
Pessoas obesas
Pessoa com deficiência intelectual
Pessoa com síndromes variadas
Pessoa com comorbidades
Pessoa com mobilidade reduzida
Gestantes
Idosos
Lactantes
コメント