top of page
On Backstage 2024

A SUA  EXPERIÊNCIA NOS MAIORES SHOWS E FESTIVAIS DE MÚSICA DO PAÍS COMEÇA AQUI

  • Foto do escritorMatheus Lima

Saiba como foi o Lollapalooza Chicago para 440 mil e protocolo contra a covid-19

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Com mais de 50% da população de Chicago imunizada, exigência da vacina contra a Covid-19 e outras medidas de segurança, festival reuniu 110 mil pessoas por dia


Público diário do Lolla foi de 110 mil. Imagem: Roger Ho


Chicago viveu ao longo do último final de semana mais uma edição do Lollapalooza onde tudo começou para valer. O festival de experiências, criado por Perry Farrell há 30 anos, se deparou com o seu maior desafio ao longo de todo esse tempo de estrada: o de tomar forma em um período onde tudo pode acontecer pelos resquícios da pandemia do novo coronavírus.



A variante Delta, que preocupa por ser altamente transmissível, tem gerado um aumento de casos em todo o país norte-americano. Para que a realização da edição fosse possível nesse verão, a empresa controladora do Lollapalooza, Live Nation, trabalhou em estreita colaboração com funcionários públicos, incluindo a comissária do departamento de saúde pública de Chicago, Dra. Allison Arwady, para implementar diretrizes de segurança.


Fãs na entrada do Lolla Chicago. Imagem: Roger Ho


A entrada no Grant Park só era permitida aos que comprovassem a vacinação contra a Covid-19 ou apresentassem um teste negativo, feito até 72 horas antes do pontapé inicial das apresentações. Logo no primeiro dia de festival, a organização celebrou em comunicado que 90% dos presentes mostraram o comprovante da vacina: “Ótimo trabalho, fãs do Lollapalooza!". 600 pessoas não apresentaram nenhum dos documentos obrigatórios e foram impedidas de entrarem no espaço.


Mudanças aconteceram em Chicago à medida que novos casos de Covid-19 eram registrados, o que levou o Lollapalooza tomar novas medidas de precaução. No terceiro dia de festival, em que Post Malone, Megan Thee Stallion, Machine Gun Kelly e Journey foram os destaques do line-up, o uso de máscara (que estava sendo distribuída) se tornou item de uso obrigatório em todos os espaços internos, independente do estado de vacinação.


A Lolla Store era um dos poucos espaços fechados, por lá era possível encontrar camisetas, bonés, pins, bandanas e outros produtos oficiais da marca como forma de lembrança física.


O brasileiro Bruno Balbino, já vacinado com as duas doses da vacina contra a Covid-19, foi para Chicago viver o seu primeiro Lolla. Atraído pelo headliner Post Malone e toda a experiência vibrante que envolve o festival, o rapaz contou ao On Backstage que sentiu-se seguro durante toda a sua permanência no Grant Park.


"A questão do distanciamento não ocorreu e isso é um fato. Mas dentro do que eles (a organização) poderiam fazer, foi feito. Haviam suportes com álcool e gel por todo parque e com reposição constante. Qualquer um que você buscava para utilizar, tinha disponível para uso. Eles ficavam localizados, principalmente, próximo aos banheiros e zonas de alimentação", relatou Bruno.


Além das atrações, o motivo principal pelo qual as pessoas decidiram por marcar presença no festival foi justamente a exigência da vacinação contra a Covid-19 e o fato de 50,6% da população de Chicago já ter sido imunizada (de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos).


"A fiscalização estava bem rígida. Inclusive, um rapaz que estava na minha frente na fila de entrada foi barrado por não apresentar o comprovante de vacinação físico. Ele tentou mostrar pelo celular, mas não era permitido pelo regulamento", comentou Balbino, destacando que esse foi um dos pontos mais positivos na sua visão e o que o deixava mais confortável.


Malone fez um dos shows mais arrebatadores do festival. Imagem: Pooneh Ghana


O Lollapalooza, com todo o protocolo de segurança por trás de sua realização, foi uma válvula de escape um tanto ambiciosa. O evento recebeu cerca de 440.000 pessoas (110.000 por dia).



Agora, a preocupação dos organizadores são as semanas que sucedem o festival. Especialistas da área médica dizem que nos próximos dias poderão surgir casos potencialmente de Covid-19. "Quando você tem tantas pessoas em um mesmo lugar, é quase certo que surgirão alguns casos", comentou a secretária de saúde pública de Chicago, Allison Arwady.


A edição de 2022 já está confirmada para os dias 28, 29, 30 e 31 de julho. No Brasil, o Lollapalooza está previsto para acontecer entre os dias 25, 26 e 27 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.


Agradecimento especial ao Bruno Balbino, colaborador especial internacional do On Backstage, responsável pela cobertura do festival em nosso Instagram. Valeu, Balbiano!


bottom of page